Evento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos tem como foco debater temas da saúde
O 13º Encontro dos Cipeiros recebeu aproximadamente 700 pessoas entre cipeiros, profissionais de recursos humanos de empresas metalúrgicas de Piracicaba e Região. O objetivo do tradicional encontro é discutir, a saúde e segurança do trabalhador.
O evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região e com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), aconteceu no último dia 22, no salão Vivaz do Clube Recreativo dos Metalúrgicos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca), afirmou que o momento é de informação, compartilhamento de experiência, aprendizado e networking, “Trabalhamos com esse evento a conscientização, diante de temas propostos e reflexões que fazem parte do dia a dia do trabalhador. Nossa entidade preza pela saúde e segurança, por isso, toda a programação, de maneira planejada busca levar uma mensagem assertiva ao público, e que esses sejam os multiplicadores do conhecimento aqui compartilhado”.
Na abertura do evento, Juca, ainda disse da importância do olhar humanizado, “Precisamos entender, o motivo de muitas vezes, o nosso colega de trabalho, não estar produzindo como antes. Será que ele não está com problemas emocionais, o que resulta na produtividade menor? Você já parou para conversar com ele? Se não parou, deveria fazer isso! enfatizou o presidente do Sindicato promotor do evento.
Neste ano, a programação contou com os temas: “Trajeto fatal? Não precisa ser assim”, por Márcio Roberto de Mattos (técnico de segurança e pós-graduado e Gestão do Trânsito, Segurança e Mobilidade Urbana, “Contribuições da NR 1 para prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento mental”, com Rodrigo Vieira Vaz (auditor fiscal na Gerência Regional do Trabalho e Emprego), “Acidente, a perspectiva de quem sofre!”, com Tainá Aparecida Barboza (funcionária da empresa V8) e “Ações do Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatal (Comprat) e alerta como instrumento”, dinamizado pela técnica de segurança, Lousiane Angonesi e pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores, Gabriel Quintino.
Estiveram como mediadores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca), o técnico de segurança do Cerest, Alessandro José Nunes da Silva e Rodolfo Gouveia Vilela.
O Encontro dos Cipeiros também encerra a 27ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a diretoria do Cerest, Clarice Bragantini, falou sobre a importância do evento “Encerrar a semana com um público como esse é gratificante. Agradeço a todos os envolvidos e ao Sindicato pela parceria”.
Antes de finalizar foram sorteados brindes aos participantes. Para fechar com chave de ouro, todos se confraternizaram com um almoço.
O evento contou com os apoios, Sicred, Clínica de Vacinação (CdVac), GT7 – Tecnologia e Serviços, Ótica C S, Grupo Pro Saúde, Mellos Ocupacional, Local Seg, Dr. RH, Exame e Colégio Poli Brasil.