Neste Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho reafirmamos nosso compromisso com a vida. Cada trabalhador e trabalhadora que perdemos não é um número, é uma história, uma família, um futuro interrompido.
Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, trago comigo a responsabilidade de dar voz a essa memória. Nosso setor, historicamente marcado por riscos, não pode aceitar que acidentes e doenças sejam tratados como inevitáveis. Eles não são! São, muitas vezes, resultado de negligência, de falta de investimento em segurança, de jornadas exaustivas e da pressão por produtividade acima de tudo.
Hoje é dia de luto, mas também de busca por melhores condições de trabalho.
Luto por aqueles que não voltaram para casa. Luta por condições dignas de trabalho, por ambientes seguros, por fiscalização rigorosa e pelo respeito às normas de saúde e segurança. Luta para que nenhum trabalhador precise escolher entre o emprego e a própria vida.
Reafirmamos aqui que a prevenção é o único caminho aceitável. Exigimos das empresas responsabilidade, dos órgãos públicos fiscalização efetiva e da sociedade reconhecimento da importância de proteger quem constrói o país com suas próprias mãos.
Nossa diretoria está diariamente com ações dentro das empresas, atuando em esquema de plantão em nossa sede para atendimento ao trabalhador e ainda, atenta a todas as denúncias que chegam. Preservamos a vida! Pois, ela tem um valor imensurável.
Que a memória das vítimas nos fortaleça. Que a dor se transforme em ação. E que a nossa união continue sendo a principal ferramenta na defesa da vida.
Nenhum direito a menos. Nenhuma vida a menos.
Seguimos juntos.

Wagner da Silveira (Juca)
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região