Cerca de 3.900 alunos da rede estadual de ensino, em Piracicaba, vão mudar de escola no próximo ano.

Com a reorganização da rede, a cidade passa a ter 29 escolas com ciclo único, 26 atendendo alunos de anos finais e Ensino Médio, duas unidades com anos iniciais e finais e duas com os três ciclos de ensino.

2015-11-13-0001-01.jpg

Pais e alunos já começaram a ser informados sobre as mudanças e todas as escolas estaduais ficarão abertas neste sábado (14/11) para esclarecer dúvidas.

O processo de reorganização da rede faz parte do plano do governo estadual, que visa dividir as escolas de acordo com os ciclos de educação: ano inicial (1º ao 5º ano), ano final (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Piracicaba terá mais 12 escolas com ciclo único, que são unidades que atendiam alunos de diferentes ciclos.

Com a mudança, os alunos terão que ser transferidos para as unidades, que correspondem ao ano de estudo.

“Cerca de 3.900 alunos vão mudar para escolas próximas no próximo ano letivo. Em 2016, 43% das escolas da cidade passam a ter ciclo único, o mesmo índice do Estado”, informou o dirigente da Diretoria de Ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros.

Na região central, as mudanças ocorrerão nas escolas Barão do Rio Branco, que passa a atender somente anos finais, e Doutor Alfredo Carsodo, que terá alunos de Ensino Médio.

2015-11-13-0003-01.jpg

Outras 10 escolas passarão a ter ciclo único no ano que vem.

As 17 escolas, que já oferecem o ciclo único, serão mantidas, assim como as 28 unidades, que atendem alunos de dois ciclos de ensino.

Em apenas duas escolas serão oferecidos os três ciclos de ensino, nos bairros Santa Olímpia e Santana e no Distrito de Tupi.

“As escolas em bairros rurais ou mais distantes, vão ser mantidas com mais de um ciclo, porque ficam em locais mais isolados”, disse.

PROFESSORES — As mudanças também se estendem para os professores, principalmente, para aqueles que lecionam nos ensinos fundamental e médio.

“Não vai ter demissão de professores. Os profissionais também vão ser distribuídos, como os alunos, por ciclo de ensino. Aqueles que dão aula em mais de um ciclo, poderão optar pelo fundamental ou médio. O objetivo da reorganização é fazer com que os professores também possam permanecer mais tempo em uma escola, deslocando- se com menos frequência”, relatou.

Todas as dúvidas sobre as mudanças serão esclarecidas neste sábado durante o “Dia E”.

Segundo Negreiros, todas as escolas vão ficar abertas.

“Cada escola vai ter sua programação, com dinâmicas, encontros e o esclarecimento de dúvidas”, disse.

O público terá acesso às listas com o nome dos alunos transferidos e as escolas que os receberão.

A orientação é que o atendimento seja feito em salas de acordo com o ano e série.

Os horários das reuniões foram definidos pela direção e estarão fixados em cartazes e avisos.

Representantes das Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola e Grêmios estudantis também foram convocados.

2015-11-13-0002-01.jpg

 

FONTE: Jornal de Piracicaba