
Uma solenidade realizada na tarde de segunda-feira (16/11) no salão do Tribunal do Júri, no Fórum de Piracicaba, marcou a instalação da 4ª Vara Criminal da Comarca.
Com processos 100% digitais, a expectativa é que as ações já comecem a ser distribuídas nesta terça (17).
Como mostrou o Jornal de Piracicaba na semana passada, a existência de mais uma vara para atender processos criminais era uma reivindicação antiga da Justiça local e uma das estimativas é que, em até um ano, o agendamento das audiências caia de seis meses para três meses nas demais Varas.
O novo cartório deve começar a receber os processos nesta terça-feira. Para desafogar os demais cartórios, durante quatro meses, a 4ª Vara Criminal receberá três processos enquanto as demais receberão um.
Nos quatro meses seguintes, serão dois processos para o novo cartório e um para os demais. Depois disso, a situação fica igual para as quatro Varas. Segundo o juiz titular da 4ª Vara Criminal, Marcelo da Cunha Bergo, a Justiça local recebe média de 600 novos processos criminais por mês.
“Será uma vara totalmente digitalizada e receber mais processos no início irá permitir que as outras varas reduzam a pauta de audiência e agilizem os processos”, afirmou o magistrado.
“Piracicaba cresceu, o serviço aumentou e apenas três varas criminais tornaram-se insuficientes para atender a demanda. Vamos atacar o maior problema da Justiça em nosso país, que é a morosidade e que tem várias causas, como número excessivo de processos, falta de juízes e funcionários, problemas sócioeconômicos, entre outros.”
Bergo ingressou na magistratura em 1995, atuou como juiz criminal durante 11 anos e, nos últimos oito anos, atuou como juiz titular da 2ª Vara Cível de Americana.
“Agradeço o acolhimento desde que cheguei aqui, dos servidores que trabalharam e o apoio para montar a estrutura do cartório”, ressaltou.
A solenidade reuniu juízes e promotores de Piracicaba, desembargadores do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e autoridades políticas. Uma moção de aplausos aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, pela instalação da nova vara criminal, foi entregue ao TJ.
“A 4ª Vara Criminal é uma conquista que contribuirá para melhorarmos a Justiça piracicabana”, afirmou o juiz diretor do Fórum, Wander Pereira Rossette Júnior.
“Com a nova vara, teremos condição de entregar ao cidadão uma Justiça mais rápida e eficiente.”
Segundo o deputado estadual Roberto Morais (PPS), a 4ª Vara Criminal já havia sido criada por lei estadual, mas faltava sua instalação.
“Ela irá agilizar ainda mais a nossa Justiça”, disse. De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o novo cartório é fruto de ação coletiva dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. “Embora sejamos poderes independentes, levamos em conta o interesse público e trabalhamos juntos”, afirmou.
“Executivo, Legislativo e Judiciário se uniram por uma Justiça melhor para nossa cidade”, disse o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC).
















