As chuvas da última semana aumentaram visivelmente o número de buracos nas ruas da cidade.

As reclamações relacionadas a problemas de asfalto pelo 156, telefone de informações e solicitações da prefeitura, em duas semanas já ultrapassaram a média mensal de registros, no comparativo com o ano passado.

Entre os dias 4 e 19 deste mês foram registrados 167 pedidos – 139 solicitações de tapa-buraco e 28 de recapeamento – o que equivale a 11 por dia.

A média por mês dos pedidos em 2015 foi de 152 registros, totalizando 1.823 solicitações.

O Jornal de Piracicaba percorreu ontem diversos bairros e observou buracos, inclusive, em locais onde houve recapeamento ou operação tapa-buracos recentemente.

Em outros pontos, buracos que já existiam aumentaram com as chuvas.

Na avenida João Teodoro, na Vila Rezende, o contorno de uma cratera estava pintada e sinalizada com os dizeres ‘IPVA’ (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ‘buraco’.

“O buraco tem mais de um mês, já foi arrumado, mas não cobriram com asfalto. Aí com a chuva aumentou. Eu sempre vejo carro freando em cima e batendo embaixo. Um rapaz de moto quase caiu e pensei em sinalizar. Quando estava passando, um cara gritou: Esse é o nosso IPVA, aí escrevi também”, disse o comerciante Fernando Rizzi, 42.

Outro buraco grande e que tem causado problemas é o localizado na avenida 1º de Agosto, pouco antes do cruzamento com a Travessa Octaviano Assis, na região do Jardim Primavera.

“Só na última sexta-feira 14 carros vieram aqui no posto porque furou o pneu”, disse o frentista Antonio da Silva Alves, 37.

Outro frentista, Tailan Aparecida da Silva, 22, disse que o local não permite que o motorista desvie.

“Não dá, senão bate em outro carro. E se os buracos fossem só aqui estava bom. Estão na cidade inteira”, disse.

Em trecho de aproximadamente três quarteirões da rua José Vicente Pedreira, no Caxambu, podem ser contados 10 buracos. Alguns com menos de três metros um do outro.

“Se desviar de um cai no outro e pode até provocar acidente”, afirmou a comerciante Valquíria Antoniali, 43. Moradora da avenida Edne Rontani Bassete, na região do Serra Verde, a supervisora de vendas Naraiane de Souza, 29, contou que presenciou um acidente devido a abertura no asfalto.

“Um entregador de gás caiu. A moto ficou e ele foi arremessado. O pessoa colocou galho para sinalizar o buraco, mas era noite e acho que ele não viu”, relatou.

A prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que vem executando reparos e ontem os serviços foram feitos nas avenidas Armando de Salles Oliveira, Barão de Serra Negra, Luciano Guidotti, Corcovado, Dona Francisca e no Anel Viário.

“Nas avenidas Jaime Pereira e Cristóvão Colombo os serviços foram concluídos”, completa.

Ainda de acordo com a nota, os pontos onde o trabalho já havia sido executado serão novamente recuperados às custas das empresas responsáveis.

“Neste momento, com a trégua das chuvas, a Semob (Secretaria Municipal de Obras), em parceria com as demais secretarias, executa grande ação para solucionar aqueles problemas que podem causar maiores riscos e transtornos, principalmente nas ruas e avenidas de maior fluxo”, informou.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba