Muita gente, de todas as idades, chegou cedo para aproveitar um bom dia de pesca

Amigos ou famílias inteiras, fizeram questão de ir às margens do rio para garantir o pescado

Os pescadores estão de volta às margens do rio Piracicaba. Com o fim da piracema (período de reprodução de peixes) no domingo, dia 28, a pesca está novamente liberada. Nesta terça-feira (1º), foi grande o movimento de pescadores na região da Rua do Porto.
Com o rio cheio, Nelson Jair Facco, 66 anos de idade, pescava em cima do píer de onde parte o barco que, aos fins de semana, realiza um passeio turístico. “Pesco mandi aqui há 40 anos, só que pesco e devolvo para o rio, não levo para casa. Mas esse rio é abençoado, onde você jogar anzol pega peixe”, diz.
Outro pescador, o Baiano, de 24 anos de idade, relatou que havia pego quatro quilos de peixes, entre mandis e pacus. “Estou aqui desde as 11 horas, pescar é uma distração, um hobby. Pesco os peixes e os levo para os clientes comerem no meu bar, no bairro Jardim Primavera”, afirma.
Sobre a ponte pênsil, o sereno casal formado por Madalena Pagotto, 68 anos de idade, e Luiz Jorge Margatto, 75 anos de idade, aproveitava as belezas do rio de outra maneira: contemplando o manancial e a fauna local. “Olhar isso aqui faz bem para a alma e para a mente”, comenta Madalena. “Eu nadava aqui desde que era moleque”, acrescenta o aposentado.
Segundo a rede teleométrica do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 17h40 de ontem a vazão do rio Piracicaba alcançou 283,53 metros cúbicos por segundo (a maior do dia) e o rio apresentava nível de 3,21 metros.
Climatempo
No mês passado, as chuvas acumuladas em Piracicaba somaram 180 milímetros (mm), um pouco acima da média histórica de 176 mm, apurada desde 1960 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já em janeiro, foram registrados 270 mm de chuva. “Esse índice equivale a 10% acima da média histórica do primeiro mês do ano, que é de 245 milímetros”, compara César Soares, meteorologista do Climatempo.
De acordo com Soares, nesta quarta haverá pancadas de chuva rápidas e pontuais no período da tarde, e as temperaturas ficam entre 18 e 29 graus. Na quinta-feira, a chance de chuva aumenta e o céu ficará mais carregado, com ‘pancadas de chuva persistentes ao longo do dia’ e termômetros entre 20 e 26 graus.
Na sexta-feira, a previsão é de nebulosidade na parte da manhã e “pancadas de chuva concentradas nos períodos da tarde e noite”. Temperatura mínima de 18 graus e máxima de 30.
No fim de semana, Piracicaba e região terão sol e o surgimento de chuvas no fim do dia, com temperatura média de 25 graus.
FONTE: Gazeta de Piracicaba