O Sebrae Piracicaba está com 200 vagas abertas para 164 opções de cursos gratuitos dentro do projeto Super MEI, iniciativa voltada exclusivamente aos MEIs (Microempreendedores Individuais). O programa visa o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento dos negócios por meio de uma série de atividades.
Atualmente a cidade concentra 12.889 microempreendedores individuais que, por meio do curso, poderão receber noções de gestão, comportamento empreendedor, tecnologia e acesso a linhas de crédito exclusivas. O Super MEI prevê cursos em 18 diferentes segmentos (como beleza, alimentação, construção civil, etc), que serão ministrados preferencialmente no período noturno, permitindo que o profissional possa desenvolver suas atividades durante o dia.
O projeto do Sebrae tem o objetivo de auxiliar os microempreendedores a enfrentar o atual momento de recessão econômica de maneira competitiva. Dentro do programa, o profissional receberá formação técnica que variam de 30 a 60 horas em instituições técnicas parceiras (Centro Paula Souza, Senai, Senac) e também ter acesso ao mercado por meio de um aplicativo onde poderá divulgar seus produtos e serviços.
De acordo com o Sebrae, se fossem pagos pelo empreendedor, o valor de cada cursos iria variar entre R$ 300 e R$ 1.000. Ainda que o curso seja exclusivo para MEIs, os interessados que ainda não participam do programa poderão se cadastrar. “Quem não está inscrito e quiser participar pode abrir o MEI gratuitamente, seja por meio do Sebrae ou da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda), e imediatamente se inscrever no curso de sua preferência”, disse Jardel José Busarello, gerente do escritório regional do Sebrae Piracicaba. “Assim que o curso atinge 20 pré-inscritos o Sebrae entra em contato com a pessoa passando os detalhes como a data de início das aulas e o local. Os microempreendedores só podem se inscrever em um curso por vez, mas assim que acabar um, pode iniciar outro, lembrando que para receber o certificado é preciso ter 85% de frequência”, relatou.
Ainda que na primeira etapa o número de vagas disponíveis para Piracicaba esteja limitada em 200, Busarello afirmou que conforme a demanda aumentar, o Sebrae poderá ampliar a quantidade de vagas para a unidade. “Acredito que não teremos dificuldade para chegar a esse número e se o interesse pelos cursos na cidade for superior ao teto que estabelecemos, poderemos, sem dificuldade, aumentar a oferta de vagas”, disse.
INSCRIÇÕES — Os interessados podem se inscrever pessoalmente no escritório do Sebrae Piracicaba, que fica na avenida Rui Barbosa, 132, na Vila Rezende, ou pelo sitesupermei.sebraesp.com.br.
FONTE: Jornal de Piracicaba
















