Escolas transferiram atividades externas para horários mais amenos.
Pais e estudantes são orientados sobre ingestão de água nas salas.

O clima seco e o calor dos últimos dias em Piracicaba (SP) modificaram a rotina de cerca de 30 mil alunos dos ensinos fundamental e médio do município. Segundo a Secretaria da Educação, as alterações incluem troca de horário de atividades e adoção de garrafas de água dentro das salas de aula. A umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo dos 30% na cidade, o que é considerado estado de atenção, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Prefeitura informou que pais e alunos do ensino fundamental, do primeiro ano ao quinto, são orientados para que garrafas de água sejam utilizadas durante as aulas para que as crianças possam se hidratar. Já as atividades externas, também conforme a Educação, passaram a ser realizadas em horários no início da manhã ou no final da tarde, para evitar a exposição dos estudantes ao calor e ao clima seco.
“Além disso, nos últimos anos, foram construídas quadras cobertas ou coberturas para áreas esportivas de 80 escolas (municipais e estaduais) para minimizar a ação do sol e melhorar as condições de atividades físicas dos alunos”, afirmou a secretaria em nota.
Umidade relativa
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar neste sábado (30) a 25%, o que ainda representa estado de atenção pelos critérios da OMS. A máxima estimada é de 80%. A temperatura máxima prevista para o dia é de 31ºC. A última segunda-feira (25) foi um dos dias mais secos para a região de Campinas (SP), com a umidade relativa do ar chegando a 20% em média. No mesmo dia, em Piracicaba, a umidade caiu para 12%, conforme dados da Somar Meteorologia.

















