A Economia paulista está se recuperando, é o que aponta o balanço anual da ‘Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista’. A instituição, que financiou R$ 352,7 milhões para empresas em 2017 em todo o Estado (25% a mais que em 2016), também registrou desempenho expressivo na cidade de Piracicaba: foram R$ 3,2 milhões em empréstimos realizados para pequenos e médios negócios contra R$ 1,4 milhão em 2016, um crescimento de 124% nos investimentos realizados na região.
“O poder de investimento das empresas foi afetado drasticamente pela crise econômica nos últimos anos. Em 2017, no entanto, acompanhamos uma retomada gradual dos negócios em todo o Estado e, na cidade de Piracicaba, o grande volume de operações de capital de giro e projetos de investimento indica que os empresários estão se preparando para voltar a crescer”, disse Milton Luiz de Melo Santos, economista e presidente da Desenvolve SP.
Investimento em alta
A Indústria, principal tomadora crédito em 2017, injetou R$ 2,1 milhões na Economia local durante o período, contra R$ 1,4 milhão do ano anterior (alta de 47%), quando foi o único setor demandante de financiamento. O Comércio aparece na sequência, com R$ 1,1 milhão investido no último ano.
Em relação ao destino dos investimentos, 58% dos empréstimos financiaram operações de capital de giro, o que foi fundamental para os pequenos negócios manterem suas operações durante a crise. Os outros 42% atenderam demandas de longo prazo, como projetos de ampliação e modernização, aquisição de máquinas e equipamentos e obras de infraestrutura.
Já em relação ao porte das empresas atendidas, os pequenos e médios negócios foram responsáveis por tomar, respectivamente, 26% e 74% dos financiamentos em 2017. Em 2016, a proporção foi de 8% e 92%.
FONTE: Gazeta de Piracicaba