A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) viu as vagas cadastradas no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) saltarem 177% no mês de outubro com relação a setembro. Foram registradas, no mês passado, 509 ofertas de emprego e, no anterior, 184. O índice de encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego também cresceu. Foram 1.658 no 10º mês deste ano – 754 a mais que os encaminhamentos registrados no mês anterior, quando 904 documentos foram entregues.
“A média de vagas do CAT era de oito ou nove por dia e passaram a ser de 25. E o importante é que o aumento não foi impulsionado somente para o trabalho temporário do final de ano, que acontece no Comércio. A maioria das ofertas foi do setor de Prestação de Serviços e da Construção Civil”, disse o secretário de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista.
Ele ainda não teve retorno se todas as vagas foram preenchidas, mas ressaltou que a expectativa é que essa tendência de aumento de ofertas de emprego continue em dezembro, porque esse aumento de vagas identificado em outubro é um indicativo da recuperação da Economia, que é lenta na cidade, mas tem se mantido em uma crescente.
“As pessoas não precisam esperar até janeiro para buscar uma oportunidade. No entanto, a demanda é por trabalhadores qualificados. Infelizmente quem não tem escolaridade e qualificação não conseguirá voltar ao novo mercado de trabalho”, disse. Segundo ele, as vagas exigem, no mínimo, a conclusão do Ensino Médio e há ofertas de empregos também para profissionais com Ensino Superior.
“Essa é a nova realidade das contratações. Não há questionamentos sobre Ensino Médio Incompleto. Ou tem o curso ou não tem a escolaridade necessária da maioria das vagas solicitadas pelas empresas. O trabalhador também tem de ser multitarefa. As Corporações não querem mais pessoas que saibam fazer apenas uma única função. É preciso ter uma visão global. Essa é a nova realidade”, orientou.
Antes da crises econômica e política, Evangelista afirmou que as empresas buscavam jovens e os profissionais com mais de 40 anos de idade não tinham muitas oportunidades. Agora, a tendência é de contratar pessoas mais experientes e os jovens que não se qualificarem, não encontrarão espaço neste novo mercado de trabalho.
Atendimentos
Nos meses de setembro e outubro, o CAT/Semtre atendeu 5.212 pessoas. Nos 10 primeiros meses de 2018, foram 32.042 atendimentos, no Departamento. (Com informações da Prefeitura de Piracicaba)
FONTE: Gazeta de Piracicaba