
As chuvas registradas na sexta-feira (19/09) e no sábado (20/09) deram um fôlego ao rio Piracicaba.
A vazão e o nível subiram e nesta segunda-feira (22/09), de acordo com a Sala de Situação dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o nível estava em 90 centímetros e a vazão em 15,12 metros cúbicos de água por segundo.
Dados do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) indicam 80% de probabilidade de chuva entre quinta-feira (25/09) e domingo (28/09).
Na semana passada, a altura média registrada no rio foi de 75 centímetros e a vazão, de 10 metros cúbicos de água por segundo, estava muito abaixo do esperado para o mês — a vazão média para setembro é de 62,88 metros cúbicos por segundo e o nível médio é 1,47 metros.
O volume de chuvas na sexta-feira (19/09) foi de 2,5 milímetros e sábado (20/09), 9,9 milímetros, totalizando 12,4 milímetros.
De acordo com o professor de Agrometeorologia da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Paulo Sentelhas, a média esperada para setembro é de 61 milímetros.
“Somando todo o volume de chuvas registrado, já atingimos 63% do que era esperado para o mês. Tendo em vista que ainda restam alguns dias para setembro acabar e a previsão dos próximos dias indica chuva, acho que vamos conseguir atingir a média”, explicou Sentelhas.
No final de semana choveu cerca 25 milímetros no Sul de Minas Gerais, cabeceira do rio Piracicaba, o que também reflete na melhora da vazão do rio.
VAZÃO — Decisão conjunta da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) autorizou a liberação adicional de 1 metro cúbico de água por segundo para Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba, passando de quatro metros cúbicos por segundo para cinco.
De acordo com o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José César Saad, o aumento na vazão vai beneficiar Valinhos e Campinas.
FONTE: Jornal de Piracicaba
















