
A campanha de vacinação antirrábica, que tradicionalmente acontece em setembro, atrasou e este ano deverá ocorrer em duas fases: a primeira fase nos dias 11, 18, 25 de outubro e 1º de novembro, e a segunda fase vai acontecer nos dias 29 de novembro, 06, 13 e 20 de dezembro.
A expectativa é imunizar 35 mil animais, entre cães e gatos.
De acordo com o veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Paulo Lara, houve um atraso do Ministério da Saúde para comprar e distribuir as vacinas entre as cidades.
A campanha, que é gratuita, vai acontecer em 151 postos volantes distribuídos entre todas as regiões do município.
Os moradores serão avisados com carros de som e através de cartazes.
A campanha na Zona Rural começou em junho e parte dos 12 mil animais já foram vacinados; o restante deverá ser imunizado junto com a campanha urbana.
Apesar da raiva estar controlada na cidade e em todo o Estado de São Paulo, este ano foram encaminhados para análise 1.800 morcegos encontrados em Piracicaba — três estavam infectados com raiva.
“É imprescindível que a população continue levando seus animais para tomar a vacina. Só assim vamos continuar livres dessa doença, que pode matar o animal e o ser humano que for infectado”, disse Lara.
Cães e gatos que tenham a partir de três meses devem receber a vacina, que é individual.
Os gatos devem ser levados dentro de caixas de transporte, e os cães devem estar com coleira e sendo guiados por adultos.
“A vacina não costuma causar reações adversas no animal, o que pode acontecer é ele ficar amuado e ter febre, nada além disso”, disse o veterinário.
Lara afirmou ainda que a maioria dos morcegos são recolhidos na região central da cidade.
“É onde ocorre a maior concentração de pessoas e a iluminação é mais forte à noite, tornando mais fácil para a população visualizar os morcegos”, relatou.
Proprietários de animais que tiveram algum contato com morcegos devem informar a Zoonoses imediatamente através do 156.
Mais informações sobre a raiva podem ser obtidas através do site do CCZ —www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br.















