
A dois dias das eleições, a movimentação do pleito se intensifica por parte da Justiça Eleitoral para a entrega das urnas nos locais de votação de todo o município.
Devido a esse processo, das 93 escolas que contam com sessões eleitorais, 82 — além de duas da cidade de Saltinho (que pertencem também a zona eleitoral 270)—, não terão aula.
O cartório faz a entrega nesta sexta-feira (3/10) dos equipamentos, que no sábado (4/10) serão testados e vistoriados para domingo (5/10).
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, serão 29 unidades, sendo 20 de ensino fundamental e nove do infantil, que ficarão fechadas para os alunos, já que serão pontos de votação.
As demais escolas, segundo a Pasta, terão aula normal.
Já quanto ao funcionamento das escolas estaduais, em 53 delas os alunos foram dispensados nesta sexta-feira (3/10).
Já as escolas de ensino particular, faculdades e as Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo) terão funcionamento diferenciado.
A maioria contará com aula normal e disponibilizará espaço para as urnas, outras ficarão fechadas nesta sexta-feira (3/10) e uma delas contará com aula somente em metade do período.
Estas escolas, também contabilizadas as duas de Saltinho, somarão ao todo 797 seções eleitorais.
Uma das unidades, a escola municipal ou creche São Vicente de Paulo, funcionará como ponto de votação em trânsito, ou seja, para aqueles que estarão fora de seus domicílios eleitorais no dia do pleito.
O prazo para inscrição de voto em trânsito (somente para escolha de presidente) terminou em 21 de agosto e ao todo o cartório local registrou 550 pedidos de eleitores de fora que votarão em Piracicaba.
Caso haja segundo turno, em 26 de outubro, serão 522 os votos em trânsito na cidade.
O maior colégio eleitoral do município é a Escola Estadual Dr. Jorge Coury, na Paulista, com 6.626 eleitores aptos ao voto e 17 seções eleitorais.
Em seguida vem Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) com 6.314 eleitores e também 17 seções.
O menor é a Escola Municipal Oracy da Silva, em Santa Teresinha, que conta com 201 eleitores e duas seções, mas que este ano concentrará também os eleitores e seções da Escola Municipal João do Nascimento, no mesmo bairro, já que a unidade passa por reforma.
Ao todo, serão utilizadas 857 urnas eletrônicas na cidade, já contabilizadas as de contingência ou reservas, que poderão substituir as titulares, caso estas apresentem problemas.
A inserção das mídias ou dados nas urnas teve início em 20 de setembro no barracão 9 do Engenho Central, de onde sairão as urnas com destino às escolas.
ELEITORES — Para este pleito são 279.359 eleitores aptos a votar entre as duas zonas eleitorais.
O cartório informou ainda que nesta eleição 14.074 títulos foram cancelados — quando o eleitor não votou e não justificou seu voto por três eleições consecutivas — e outros 2.536 suspensos, neste caso por cumprimento de serviço militar obrigatório ou por condenação criminal, por exemplo.
Conforme já publicado pelo Jornal de Piracicaba em julho deste ano, 51,8% do eleitorado é composto por mulheres.
Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ainda revelam que o eleitorado de Piracicaba teve aumento de 3,1% se comparado às eleições municipais de 2012, um ganho, portanto, de 8.630 eleitores em dois anos.
PROPAGANDAS — Termina nesta sexta-feira (3/10) o prazo para propagandas pagas na imprensa e sábado (4/10) até às 22h, conforme Calendário Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está permitida a distribuição de material e promoção de caminhada, carreatas ou passeatas com som e mensagens de candidatos.
De acordo com o chefe da zona eleitoral 93, José Antônio Capelli, em reunião quarta-feira (1/10) com os juízes eleitorais, foi solicitado à Polícia Militar intensificação no patrulhamento no sábado (4/10) à noite próximo aos locais de votação para que não haja santinhos na porta das escolas.
“Se alguém estiver distribuindo e for pego, pode ser preso”, disse Capelli.
2ª VIA – O cartório eleitoral registrou 1.143 pedidos de emissão de segunda via de título de eleitor em quatro meses.
Foram 562 segundas vias emitidas pela zona eleitoral 270, que compreende Piracicaba e Saltinho, e mais 581 pedidos referentes a zona 93, só de Piracicaba.
Os números foram contabilizados de 8 de maio, quando se fechou o cadastro da Justiça Eleitoral até 25 do mês de setembro, prazo final previsto para emissão da segunda via do documento.
Conforme a chefe da zona eleitoral 270, Luciana Daniel, poderia solicitar a emissão da segunda via qualquer pessoa que já constasse no cadastro eleitoral, por já ter se alistado em algum momento, mas que estivesse com situação irregular.
“A segunda via ficava pronta na mesma hora e o eleitor já saía com ela do cartório”, disse.
Ainda de acordo com Luciana, se houver segundo turno, a abertura do cadastro somente será reaberto em 10 de novembro.
“O eleitor que perdeu o título, poderá votar apresentando um documento oficial (RG, passaporte, carteira de habilitação ou carteira de trabalho) com foto.
O título de eleitor é necessário, conforme lembrou a chefe da zona eleitoral, para registro em emprego, admissão em cargo por meio de concurso público, emissão de passaporte entre outras situações.
A técnica em enfermagem Vera Lúcia Martins foi uma das que aproveitou o período e foi até o cartório para tirar a segunda via.
“Não achei meu título. Poderia votar com outro documento, levar RG, por exemplo, mas preferi tirar”, afirmou.















