O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos técnicos na região de Piracicaba (SP). Os interessados têm até 10 de novembro para participar e concorrer a uma das 200 vagas.

No campus Piracicaba são 80 vagas para os cursos de Manutenção Automotiva e Informática na modalidade integrado; e 40 vagas para o curso Técnico em Mecânica, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio.

Já no campus Capivari (SP), são 80 vagas para os cursos Técnico em Informática e Técnico em Química, ambos integrados ao Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e deve ser realizadas até 10 de novembro pelo site. O candidato deve se cadastrar no site, preencher a ficha de inscrição e questionário socioeconômico.

Onde

Em Piracicaba, o IFSP está localizado na Rua Diácono Jair de Oliveira, nº 1005, no bairro Santa Rosa. Já em Capivari, o campus fica na Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, nº 2.971, no bairro São João Batista.

Modalidades

Os cursos do IFSP são oferecidos em três modalidades:

  1. Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Ele cursará o Ensino Médio e o Técnico no IFSP
  2. Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio: o candidato deve estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP
  3. Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP.

Processo seletivo

O processo seletivo do IFSP não envolve uma prova. A seleção é feita por meio de análise do histórico escolar. Os candidatos devem informar as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para cursos integrados ao Ensino Médio, as notas a serem informadas são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.

Candidatos (brasileiros ou estrangeiros) que cursaram o ensino fundamental e/ou médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e Língua Oficial escolar. O documento comprobatório de escolaridade anexado deverá ser apresentado por meio de atestado emitido por órgão oficial brasileiro, como a Secretaria de Estado da Educação.

FONTE: G1 Piracicaba