Guia Digital Completo: Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego, PPP e FGTS
Carteira Profissional
Para acessar sua Carteira de Trabalho Digital, siga os passos abaixo:
- Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital” disponível para Android ou IOS.
- Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha.
- Login: CPF e Senha
- Primeiro acesso: Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais e clique no botão Continuar.
- Após este procedimento, acesse novamente o aplicativo, clique em Entrar com gov.br, digite seu CPF e a senha cadastrada, e clique em Continuar.
- Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho, movimentações de seus vínculos, botão para detalhamento dos contratos de trabalho, botão para gerar PDF com todos os contratos, dados pessoais da base de dados do Cadastro de Pessoa Física.
Seguro Desemprego
No dia da Homologação, o número do requerimento para solicitação via Carteira de Trabalho Digital será entregue. Siga o passo a passo abaixo para solicitar o Seguro Desemprego no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital:
- Ao acessar a Carteira de Trabalho Digital, clique na opção “Benefícios”.
- Selecione “Seguro-Desemprego” e, em seguida, “Solicitar”.
- Digite o número do Requerimento de Seguro Desemprego (com 10 números e início em 7) e clique em “Próximo”.
- Para receber o seguro-desemprego na conta de sua preferência sem ônus, informe o tipo de conta (corrente ou poupança), o nome do banco, o número da agência com dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com DV.
- Revise todas as informações, confirme estar “ciente e concorda com as regras” e finalize clicando em “Concluir”.
Para mais informações, visite: Solicitar o Seguro Desemprego
Emissão de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
O Perfil Profissiográfico Previdenciário traz os dados informados pela empresa sobre as condições de trabalho e de exposição a agentes prejudiciais à saúde do colaborador. Os empregados admitidos a partir de 2023 devem solicitar o documento no aplicativo Meu INSS. Passo a Passo para emissão PPP no aplicativo Meu INSS Após realizar login com CPF e senha no Meu INSS selecione em serviços > certidões, declarações e extratos > PPP eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
FGTS
Passo a passo para se cadastrar no aplicativo FGTS:
- Baixar o aplicativo – App FGTS
- Abra o aplicativo e clique na opção “cadastre-se”.
- Preencha todos os campos solicitados.
- Cadastre uma senha numérica de 6 dígitos.
- Clique no botão “não sou um robô”.
- Confirmação via e-mail.
- Faça o login com seu CPF e com a senha cadastrada.
- Leia as condições de uso e marque na opção “li e concordo”, depois clique em continuar.
Passo a Passo para receber o FGTS via conta cadastrada no aplicativo:
- Na tela inicial, clique em “Meus saques”.
- Selecione “Minha conta bancária” e clique em “Cadastrar conta bancária”.
- Informe os dados da conta bancária.
- Para validar a identidade, será solicitada uma foto frente e verso de um documento de identificação e uma selfie com o documento.
- Aguarde a análise e conclusão do processo.
Lembre-se, quem tem a opção de Saque Aniversário, terá apenas os 40% do FGTS disponível.