O complexo cultural de seis mil metros quadrados é um dos mais importantes na região. Visto de fora, o centro cultural apresenta fachada com ares neoclássicos, com apliques e pintura jateada. Por dentro, o projeto segue o estilo contemporâneo, com espaços amplos e mobília moderna. O andar térreo abriga o Salão de Eventos, com capacidade para mil pessoas e 943 m2. O destaque na recepção é o lustre gigante, com 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas em 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. Com formas que remetem à figura do arlequim, personagem da antiga comédia italiana, o lustre faz alusão ao clássico filme O Fantasma da Ópera. O complexo cultural abriga os seguintes equipamentos: Museu da Cidade, Galeria Nilton Zanotti e Teatro Serafim Gonzalez.
O Museu da Cidade abriga exposições referentes à história de Praia Grande, um conceito inovador na museologia. Para isso, conta com o testemunho dos próprios moradores do Município, que participaram da construção da identidade local. O acervo do Centro de Documentação e Memória de Praia Grande conta com mais de 30 mil documentos doados por moradores da Cidade, o que permite que as exposições sejam renovadas frequentemente.
A Galeria Nilton Zanotti segue padrões expositivos internacionais, e abriga tanto exposições de grande destaque na mídia quanto de artistas da região. O terraço, além de um belo local de descanso, reservado à conversas com amigos, abriga exposições permanente de esculturas.
O teatro Serafim Gonzalez é capaz de receber em um único espetáculo até 513 pessoas. O Foyer da Sala Serafim Gonzalez é um espaço agradável, onde durante uma conversa descontraída é possível apreciar através de vitrines instaladas em frente à Mata Atlântica, diversas espécies nativas animais e vegetais. O ambiente decorado com peças de cerâmica marajoara presta homenagem à professora Graziela Diaz Sterque, precursora da cena cultural de Praia Grande.
Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Grande/SP
Informações: http://www.praiagrande.sp.gov.br/
Telefone (13) 3496-5716
O Portinho, é um grande complexo totalmente dedicado ao encontro e diversão em família. Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécies típicas do mangue, que habitam o entorno do Portinho. Amantes do verde têm ainda a opção de passear pelo herbário, que mantém diversos exemplares típicos da Mata Atlântica, além de uma horta hidropônica mantida pelos próprios alunos. A entrada é gratuita.
Endereço: R. Paulo Sérgio Garcia, s/n – Sítio do Campo, Praia Grande/SP
Telefone: (13) 3496-5723
Também conhecida como “Praça dos Canhões”, está situada na orla do Bairro Canto do Forte e foi inaugurada dia 1º de outubro de 1994. Sua projeção é marcante pela grandeza de cada peça, pois lá, existem duas réplicas de canhões usados na Segunda Guerra Mundial. O monumento possui munições feitas de concreto revestidas com acabamento metálico, que imitam os originais. Suas dimensões são de 5,70m de altura por 15m de comprimento. A história de Praia Grande conta que, tempos atrás, existia um canhão de aço pertencente ao Exército Brasileiro, que foi retirado do local e enviado para a Europa, onde ficou por alguns anos. Em seu lugar foi construído outro canhão de papelão. O original retornou à Praia Grande, porém foi retirado da praça e instalado no topo do morro da Fortaleza, onde está até os dias de hoje.
O Parque da Cidade conta com bicicletários, espelho d’água, lounges com bancos, espaço para slackline, aparelhos de ginástica tradicionais e outros voltados para a terceira idade, um circuito de até 380 metros da pista de cooper, diversos pontos de playgrounds, dog park e uma escultura temática para que os visitantes possam tirar fotos.
Além do Parque da Cidade, o Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, com área de 89 mil m², conta ainda com pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo com circuito oficial, orquidário e vagas de estacionamento.
Endereço: R. José Bonifácio – Sítio do Campo, Praia Grande – SP,
Telefone: (13) 3473-1857
A Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem aproximadamente 9 metros de altura. A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar. Há espaço protegido para a colocação de velas. O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, tem foco direcionado à estátua. O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses) da Umbanda. É o local onde os adeptos podem realizar suas orações e depositar suas oferendas à Rainha do mar. Em dezembro milhares de fiéis se dirigem à Praia Grande, para a tradicional “Festa de Iemanjá”. No local onde está a estátua, é montada toda infraestrutura de segurança, atendimento médico e de estacionamento pela Prefeitura.
O monumento é um dos marcos do bairro Ocian. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus dos mares. A estátua, que é construída em bronze e impressiona pela grandeza e exatidão de detalhes, foi inaugurada em 1956