Neste dia 25, Dia da Indústria, setor de grande importância que movimenta a economia brasileira, devemos olhar para nossa história.

Aproveitamos a oportunidade para uma reflexão sobre a importância do trabalhador no desenvolvimento da indústria e a movimentação na economia. Sim! O resultado da indústria é fruto da dedicação dos trabalhadores, que seguem escrevendo uma história de se orgulhar. Somos nós que transformamos, produzimos e distribuímos para o Brasil e o Mundo.

O Brasil começou a ver o desenvolvimento industrial no século XIX, quando diante das produções agrícolas, houve a necessidade de desenvolver as cidades, as estradas de ferro e toda a infraestrutura, onde os trabalhadores entram em ação.

Somos uma classe trabalhadora que apresenta facilidades na rotina da população no modo geral, tenha certeza que a maior parte dos produtos utilizados em sua rotina diária passou pelas mãos de um metalúrgico.

O setor metalúrgico é também um dos protagonistas da economia do Brasil, contribuindo significativamente com a participação no Produto Interno Bruto(PIB).

Mesmo com o avanço tecnológico que mudou o comportamento de todo o Mundo, e com as indústrias acompanhando essa transformação, conseguimos enxergar a importância e a necessidade do capital humano, que move e transforma sua própria história e a história de todos.

É certo afirmar, que sempre a frente das máquinas a mão humana se faz necessária. A modernização é bem-vinda e a valorização do trabalhador pauta constante em nossas discussões e ações dentro e fora das empresas.

Se hoje, comemoramos o Dia da Indústria é resultado de uma longa história, sem pretendo o trabalhador como protagonista. Se a indústria se faz necessária, o trabalhador se faz altamente necessário para que a evolução permaneça, e todos ganham com isso, sem exploração de mão de obra e sim, valorização do capital humano, o grande e verdadeiro protagonista desta história. Que a indústria avance, e nós do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, aqui estamos para defender a categoria metalúrgica, oferecendo vida digna e melhores condições de trabalho.

Wagner da Silveira (Juca)

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região